Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IVA 0%. ASAE instaura 16 processos por incumprimento

05 mai, 2023 - 12:06 • Carla Fino

Foram ainda registados seis processos-crime por especulação de preços, no que diz respeito a variações de preço afixado, face ao preço disponibilizado ao consumidor, variações essas que atingiam os 58%.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 16 processos por incumprimento do IVA zero nos produtos do cabaz alimentar essencial. É o balanço da ação de fiscalização que a ASAE realizou na quinta-feira de norte a sul do país, onde foi verificado o cumprimento das disposições legais sobre bens alimentares isentos de IVA.

De acordo com o comunicado, as 47 brigadas de inspectores da ASAE fiscalizaram 160 operadores económicos, onde foram instaurados 16 processos-crime por especulação de preços associado à violação da aplicação da medida de isenção de IVA em produtos do cabaz alimentar essencial - pão, legumes, carne, pescado, atum, arroz, fruta, azeite e lacticínios.

Foram ainda registados seis processos-crime por especulação de preços, no que diz respeito a variações de preço afixado, face ao preço disponibilizado ao consumidor, variações essas que atingiam os 58%.

Foram também detetadas seis infrações por falta de afixação de preços, falta de controlo metrológico e o incumprimento dos requisitos legais de higiene.

A maioria dos ilícitos foram praticados em supermercados, minimercados e hipermercados.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores, pode ler-se no comunicado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+