Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Serviço Nacional de Saúde

Mais de 1000 vagas para especialistas para hospitais e centros de saúde

29 abr, 2023 - 10:53 • Salomé Esteves

Governo abre 1180 concursos para a contração de médicos para o SNS, entre as quais 978 na medicina geral e familiar e 29 na saúde pública. Mais de 170 vagas vão assegurar especialidades sem urgência

A+ / A-

Em comunicado à comunicação social, o Governo anunciou a abertura de concursos para a contratação dos novos especialistas para os centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ao todo, serão 1180 as vagas em concurso, de acordo com o despacho conjunto dos Gabinetes do Ministro das Finanças e dos Secretários de Estado da Administração Pública e da Saúde assinado esta sexta-feira, 28 de abril.

Destas cerca de mil vagas, 978 serão atribuídas a médicos na área da medicina geral e familiar e 29, na especialidade de saúde pública. Este reforço será plicado especialmente nas áreas em que há portugueses sem médico de família.

O comunicado refere que "mesmo não havendo candidatos que permitam ocupar todas as vagas o Governo pretende sinalizar a sua disponibilidade em contratar todos médicos que desejem prestar serviço no SNS."

Na área hospitalar, haverá ainda um reforço das especialidades que não têm serviço de urgência com a contratação de 179 médicos. Em conjunto com a contratação direta que está decorrer nos hospitais para as especialidades com urgência, poderão ser contratados, no limite 1562 médicos. Este número corresponde à "grande maioria das necessidades".

Além de novas contratações, o Governo também propõe incentivar a mobilidade dos médicos. Existem 275 vagas para receber incentivos para a mobilização para zonas identificadas como carenciadas, em que pelo menos 25% da população não tenha médico de família atribuído. Estes médicos estarão a trabalhar nos locais mais carenciados até ao final de 2025.

Os diplomas que autorizam e explicam estas contratações serão publicados em Diário da República a 2 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+