Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo aeroporto de Lisboa. Vai ser divulgada a lista de localizações

27 abr, 2023 - 05:15 • Lusa

A Comissão Técnica Independente tem de entregar, até ao final do ano, um relatório definitivo no qual indica a melhor solução para o novo aeroporto de Lisboa.

A+ / A-

A comissão técnica independente que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anuncia esta quinta-feira a lista final de localizações possíveis, com o objetivo de apresentar uma solução até ao final do ano.

A apresentação da lista final vai ser feita na primeira conferência da Comissão Técnica Independente (CTI), sobre os resultados das atividades desenvolvidas na primeira fase da Avaliação Ambiental Estratégica sobre o aumento da capacidade aeroportuária para a região de Lisboa.

Criada no final do ano passado, a CTI tem como coordenadora-geral a professora Rosário Partidário e conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos.

Em entrevista à Lusa, no final de janeiro, Rosário Macário, que ficou responsável pela coordenação da área de planificação aeroportuária, adiantou que Beja e Alverca tinham entrado para a lista de possíveis localizações e que a comissão estava ainda aberta à receção de mais propostas.

Estas duas localizações somam-se às cinco propostas na resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado, que definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.

Nos últimos dias, têm sido noticiadas também as hipóteses de Monte Real (Leiria) e Alcochete + Portela. As conclusões da CTI serão conhecidas até novembro, passando-se depois para a fase de discussões públicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ADISAN
    27 abr, 2023 Mealhada 15:14
    Em minha opinião, esta comissão (CTI) não pode ( não deve) apenas zelar os grandes interesses de Lisboa, mas analisar também o que será mais conveniente para o país em geral, até porque somos todos nós chamados a pagar este empreendimento. Como toda a gente sabe... e bem..., a vasta Região Centro desde há muito justificaria não estar dependente dos serviços aeroportuários de Lisboa ou Porto, o que significa que quem se dirige para esta Região (a Fátima ou a várias cidades do Centro do país) tem que forçosamente sobrecarregar um daqueles aeroportos. Por isso, faria todo o sentido que o novo aeroporto se destinasse a servir também a zona Centro.
  • CD
    27 abr, 2023 Lisboa 14:08
    Tenho uma sugestão: pode ser na lua, acho que é consensual para todos e servirá certamente todos os portugueses. Cambada de parasitas!

Destaques V+