Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo anuncia pagamento mais rápido pelos lugares de creche no setor privado

26 abr, 2023 - 19:54 • Fátima Casanova

Em declarações à Renascença, a secretária de Estado Ana Sofia Antunes explica que, como surgiram dificuldades das creches privadas, porque havia um mês inteiro sem pagamento, a partir do próximo mês o pagamento vai ser mais rápido.

A+ / A-

A secretária de Estado da Inclusão anuncia na Renascença que, a partir do mês de maio, o Estado vai reduzir o prazo para pagar às creches privadas, que aderiram ao programa do Governo, de gratuitidade para crianças até aos três anos.

Ana Sofia Antunes explica que, como surgiram dificuldades das creches privadas, porque havia um mês inteiro sem pagamento, a partir do próximo mês o pagamento vai ser mais rápido.

A governante explica que “até dia 5 de cada mês, a creche comunica a frequência da criança daquele mês e o pagamento faz-se dia 23”.

Vai ser assim já em maio e, caso uma criança mude de creche, os acertos são feitos no mês seguinte. Sendo assim, “as creches comunicam, de 1 a 5 de maio, as frequências de maio, por forma a que a Segurança Social possa pagar no dia 23 de maio as frequências respeitantes ao mês de maio”.

Ana Sofia Antunes garante que, no dia 23, “o pagamento das frequências que são expectáveis para o mês inteiro e que foram comunicadas até ao dia 5 do mesmo mês”.

A regra que é utilizada na generalidade das respostas sociais e que foi utilizada no início do ano com as creches privadas, prevê o pagamento no mês seguinte ao da frequência, ou seja, “as frequências de janeiro foram comunicadas até 5 de fevereiro e foram pagas a 23 de fevereiro”, conclui a secretária de Estado da Inclusão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+