Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Creches. Capacidade de resposta no setor é dramática

04 abr, 2023 - 12:29 • Ana Fernandes Silva , Olímpia Mairos

Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular diz que é preciso expandir a rede através da criação de mais creches e alterar as regras de licenciamento.

A+ / A-

A taxa de cobertura das creches é baixa e a procura tem vindo a aumentar. A presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular alerta que a capacidade de resposta no setor é dramática.

O jornal Público avança, esta terça, dados do Ministério da Segurança Social, que indicam que entre 2020 e 2021, apesar da redução do número de creches, houve um aumento da taxa de cobertura, fruto da descida da natalidade.

Susana Batista diz, no entanto, que a realidade se alterou no último ano.

“O número de crianças que procura soluções de creche é muito superior. Este número aumentou bastante, fez com que o número mais reduzido de vagas existentes, a taxa de cobertura esteja muito mais baixa”, diz.

À Renascença, a presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, destaca que neste momento “temos uma taxa de cobertura muito baixa para o número de crianças que precisa de que encontrar uma solução em creche”.

“E essa situação está-se a viver neste momento, de forma dramática, mesmo dramática, porque estamos a verificar neste momento, que desde que as creches ficaram gratuitas que não há capacidade de resposta para mais metade das crianças, portanto, há famílias neste momento que estão desesperadas”, alerta.

Para combater a falta de vagas nas creches, Susana Batista diz que é urgente expandir a rede e alterar as leis de licenciamento.

“A solução passa por várias situações. Nós já propusemos isso, entretanto, ao Estado, não só pela expansão da rede de creches, pela criação, construção de mais creches. Além disso, era realmente a segurança social alterar as regras de licenciamento”, explica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+