Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há 17 opções para a localização do novo aeroporto de Lisboa

25 abr, 2023 - 00:17 • Redação

Algumas opções consideram a mesma localização, mas têm diferenças na estrutura aeroportuária. Algumas das novidades incluem Ota e Rio Frio

A+ / A-

A comissão técnica independente que está a estudar a localização do novo aeroporto de Lisboa acolheu mais oito opções, elevando o total para 17 hipóteses que terão agora de ser avaliadas antes de passarem à fase final, na quinta-feira.

Segundo refere o jornal "Público", algumas das novidades incluem Ota, Rio Frio, Pegões, Poceirão, Évora, Apostiça, Sintra e Tancos.

Algumas opções consideram a mesma localização, mas têm diferenças na estrutura aeroportuária. Por exemplo, há duas opções estratégicas para o Montijo, uma em que este local seria o principal e a Portela seria complementar e outra em que os papéis seriam reversos.

A comissão independente não vai testar as 17 localizações ao detalhe, porque serão aplicados critérios de viabilidade técnica antes de se construir uma lista final de soluções.

A lista final de hipóteses, que deverá ser mais curta, será conhecida a 27 de abril.

A comissão tem de entregar, até ao final de 2023, um relatório final no qual indica a melhor solução para o novo aeroporto de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Vidigal
    09 jul, 2023 Lisboa 22:24
    A minha opinião sobre possíveis localizações para o novo Aeroporto de Lisboa. Proponho 4 localizações alternativas: 1º Trás-os-Montes, 2º Guarda, 3º Castelo Branco e 4º Badajoz em participação com o Governo de Espanha. Estes 2 últimos tem o inconveniente de serem mais próximos de Lisboa e não de acordo com a ideia da Comissão de Estudo.
  • António Ferreira
    12 mai, 2023 Vendas Novas 19:05
    Estão a esquecer-se que o Conselho de Vendas Novas também concorre a ter o novo Aeroporto. Autoestada A6 a 300m e caminho de Ferro a menos de500m. Mais, terreno plano e fora de qualquer reserva agrícola
  • Miguel Costa
    25 abr, 2023 Lisboa 16:32
    Ano após ano, década após década, não há ninguém que tome uma decisão. E quando se toma, mais tarde ou mais cedo, volta tudo à estaca zero. Portugal um país adiado, uma desilusão!

Destaques V+