Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD apresenta pacote de medidas para a Saúde em junho

04 mai, 2023 - 09:53 • Manuela Pires

O grupo parlamentar do PSD realiza esta quinta-feira na Assembleia da República uma conferência sobre “O êxodo dos profissionais de saúde do SNS”.

A+ / A-

O PSD vai apresentar em junho um pacote de medidas na área da saúde, que passam por dar uma resposta á falta de médicos de família, e às listas de espera em saúde.

Esta quinta-feira o grupo parlamentar organiza uma conferência sobre “o êxodo dos profissionais de saúde do SNS” que vai contar com a participação das ordens dos médicos, farmacêuticos, enfermeiros e psicólogos, os sindicatos e com testemunhos de profissionais que saíram do SNS.

Em declarações à Renascença, Ricardo Batista Leite, deputado do PSD lembra que o partido já fez várias propostas que foram chumbadas pela maioria.

“No mês de junho, o PSD vai apresentar um conjunto de iniciativas na área da saúde, mas ao longo do dos últimos meses o partido apresentou iniciativas para dar resposta a situações de emergência, como a falta de médicos de família, dar resposta á crise das listas de espera que ultrapassam largamente aquilo que é clinicamente recomendável” indica Ricardo Batista Leite.

O deputado do PSD refere ainda que o partido pretende, com esta conferência, mostrar ao governo que é preciso deixar de lado os jogos políticos e começar a pensar nas pessoas.

“Esperemos que a partir desta conferência possamos alertar o Governo para a necessidade de encontrar soluções inovadoras que possam atrair esses profissionais e reter aqueles que ainda estão no Serviço Nacional de Saúde. Está na hora do Governo pôr as pessoas à frente dos jogos políticos” adianta Ricardo Batista Leite.

O deputado social-democrata refere que o Serviço Nacional de Saúde atravessa um período em que muitos profissionais abandonam o SNS para o privado ou para o estrangeiro. Ricardo Batista Leite alerta para uma “crise brutal nas listas de espera” consequência da falta de profissionais de saúde.

A conferência do PSD sobre o êxodo dos profissionais de saúde do SNS decorre no parlamento e vai contar com a presença das ordens profissionais, com o Sindicato independente dos médicos, e o sindicato dos farmacêuticos e com seis sindicatos de enfermeiros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helder Graça
    04 mai, 2023 Amadora 10:45
    Não tendo qualquer aproximação a nenhum partido político, considero-me portanto um Apolítico, acho piada que o PSD se preocupe agora tanto com os profissionais de saúde, nomeadamente os que trabalham no SNS, quando da última vez que foram governo foram os principais responsáveis pelo êxodo de enfermeiros e médicos, assim como a emissão de licenças para abertura em catadupa de unidades privadas. Chamo a isto chamar estúpidos aos portugueses e aproveitamento de a maior parte deles terem o que se diz na gíria "memória de galinha".

Destaques V+