Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo compra plataforma para gerir e guardar informações dos "bodycams" dos polícias

23 abr, 2023 - 12:22 • Lusa

Segundo o Ministério da Administração Interna, a plataforma de videovigilância é um sistema de gestão de vídeo único e é capaz de integrar sons, imagens e analítica de vídeo obtidos com bodycams de múltiplos fornecedores.

A+ / A-

O Governo lançou um concurso público, no valor de 1.48 milhões de euros, para compra de uma plataforma que vai gerir e guardar a informação recolhida pelas "bodycams" e sistemas municipais de videovigilância.

Segundo uma informação, a que agência Lusa teve acesso, o Ministério Administração Interna enviou para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para compra da Plataforma Unificada de Segurança de Sistemas de Vídeo.

Esta plataforma terá como requisitos a capacidade para gerir de forma centralizada todos os tipos de tecnologia associados aos equipamentos de videovigilância, nomadamente as câmaras portáteis de uso individual pelos agentes policiais, as chamadas "bodycams", e os sistemas municipais de videovigilância, bem como a ligação a sistemas remotos instalados em estabelecimentos de diversão noturna ou centros comerciais.

O Ministério tutelado por José Luís Carneiro estima que o concurso para a Plataforma Unificada de Segurança de Sistemas de Vídeo, esteja concluído em meados de agosto caso não exista "pedidos de prorrogação dos prazos para entrega de propostas ou impugnações de natureza administrativa e ou judicial".

Segundo o MAI, o processo de aquisição das "bodycams", cujo decreto-lei que já foi publicado no início de janeiro, entrou esta semana na sua fase final com o lançamento do concurso para compra da plataforma.

No entanto e só depois de concluído o concurso de compra da plataforma é que se seguirá a fase de aquisição das "bodycams" para equipar os elementos da PSP e GNR.

A aquisição das "bodycams" está contemplada na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças de Segurança, especificamente na medida Equipamentos de Proteção Individual e que tem uma dotação financeira de 15,3 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+