Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ERC quer responsabilizar plataformas por desinformação e efeitos nocivos nas redes sociais

22 abr, 2023 - 16:36 • Lusa

João Pedro Figueiredo, da ERC, sublinhou que as redes sociais "não são reguladas neste momento pelos reguladores", mas que tal deve acontecer.

A+ / A-

O vogal do Conselho Regulador da ERC João Pedro Figueiredo defendeu este sábado que as redes sociais e os prestadores de serviço devem ser responsabilizados pela desinformação e pelos efeitos da circulação de informações falsas nas suas plataformas.

"Quando estamos a falar de literacia mediática, não estamos a falar só de média, estamos a falar de informação, e muito do que passa na internet e muita da desinformação e dos efeitos nocivos associados à circulação da informação não vem dos órgãos de comunicação social, não vêm dos media, vêm das redes sociais", acrescentou o vogal da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

"É necessário responsabilizar à cabeça os prestadores dos serviços" e as plataformas, insistiu.

No entanto, sublinhou que tal exigirá, também, recursos - humanos e financeiros - para a sua operacionalização, dificuldades que o regulador tem enfrentado nos últimos anos.

O vogal da ERC falava no segundo de dois dias da sexta edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania, que decorre na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, em Benfica, e cujo mote escolhido pelo GILM - Grupo Informal sobre a Literacia para os Media é "Transição Digital e Políticas Públicas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+