A+ / A-

alerta da confap

Sucessão de greves dos professores faz disparar procura de salas de estudo e explicações

17 abr, 2023 - 11:30 • Redação

Confederação das Associações de Pais (CONFAP) alerta para agravamento das desigualdades.

A+ / A-

A procura de centros de estudos e de explciações está a aumentar à entrada do terceiro período letivo

A Confederação das Associações de Pais (CONFAP) aponta as sucessivas greves de professores como causa deste aumento de procura.

A presidente da CONFAP, Mariana Carvalho, considera que as greves estão a contribuir para um cenário de abrandamento da aprendizagem de difícil recuperação: “Aquilo que nós conseguimos verificar é que há um conjunto de situações, desde a pandemia, desde a falta de professores, desde as greves, que levaram efetivamente ao comprometimento da aprendizagem dos nossos alunos.”

Este quadro agrava, por sua vez, as desigualdades entre alunos "porque as famílias que têm capacidade ou disponibilidade económica para contratar um apoio privado estão a fazê-lo".

"Quem tem capacidade financeira consegue ter este serviço, quem não tem não consegue e, portanto, aquilo que nós gostaríamos é que todas as crianças e jovens tivessem a mesma oportunidade ou oportunidades idênticas”, aponta a presidente da CONFAP

"Os mais vulneráveis, os mais frágeis são aqueles cujas famílias não conseguem recorrer financeiramente a serviços privados, portanto, evidenciam-se ainda mais as desigualdades", acrescenta.

Na perspetiva de Mariana Carvalho, a maior procura de apoio privado explica-se com a incapacidade da escola pública em dar resposta às necessidades de aprendizagem dos alunos, restando aos pais procurar alternativas.

"As famílias tendem a tentar poupar noutras coisas para conseguir que os seus filhos tenham mais segurança nos seus estudos", diz a dirigente.

“O entendimento geral é que melhores resultados escolares permitem abrir um maior leque de oportunidades e os pais esforçam-se por isso”, acrescenta Mariana carvalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+