A+ / A-

Professores pedem a Marcelo para vetar "lei manhosa" sobre concursos

10 abr, 2023 - 14:09 • Olímpia Mairos , Diogo Camilo

O decreto foi aprovado a 17 de março em Conselho de Ministros e chegou a Belém na semana passada, mas setor considera que é um "presente envenenado" para todos os professores. Marcelo diz que espera resposta do Governo sobre lei que diz ser uma "série de dúvidas".

A+ / A-

Um grupo de professores em protesto esta segunda-feira em Murça pediu ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que vete a lei que consideram ser “manhosa”.

“O Presidente tem em mãos a lei que visa o novo formato dos concursos, um presente envenenado para todos os professores”, afirmou Rui Feliciano, do STOP, à margem da cerimónia de inauguração da Casa Museu Soldado Milhões, em Murça, no distrito de Vila Real.

O decreto que altera o diploma dos concursos chegou a Belém na semana passada, mas os docentes quiseram mostrar o seu desagrado perante a atuação do Governo e do próprio chefe de Estado.

“Queremos que ele devolva à proveniência ou então diga imediatamente que esse projeto é algo trágico para a vida de todos os professores”, disse o sindicalista, considerando que se trata de uma “lei manhosa” e desafiando Marcelo a cumprir a promessa de falar com os professores.

Decreto é "uma série de dúvidas", diz Marcelo

Em resposta, o Presidente da República assumiu ter recebido o diploma do "Governo que cobre a matéria de concursos e vinculação fez uma semana esta última sexta-feira e a partir daí", explicou, começou a "contar um prazo de 40 dias que pode ser alongado de acordo com o diálogo mantido com o Governo".

"O que é facto é que, desde então, recebi também, durante a semana da Páscoa contributos dos professores, longos e pormenorizados, praticamente de quase todos os sindicatos", referiu. .

Na base disso, acrescentou, "a Presidência da República enviou para o Governo uma série de dúvidas".

"Foram enviadas no fim da semana passada, admito que tenha sido até quinta-feira e agora estamos à espera da resposta do Governo sobre as vários que se suscitam e vamos ver depois perante o esclarecimento", precisou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que tem acompanhado este "processo longo" e sublinhou que está à espera das várias respostas do Governo, que depois irá examinar.

O decreto-lei sobre o novo regime de gestão e recrutamento de professores foi aprovado a 17 de março em Conselho de Ministros e, numa conferência de imprensa sobre o novo regime, o ministro da Educação, João Costa, considerou que representa uma “reforma estrutural” que melhorará as condições de trabalho dos professores, combatendo também a precariedade.

A revisão do regime de recrutamento esteve em negociação com as organizações sindicais do setor durante mais de cinco meses, um processo que terminou sem acordo.

Com Lusa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+