Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Sem qualquer efeito". Restaurantes não vão refletir IVA Zero no preço final

19 abr, 2023 - 10:44 • André Rodrigues

Daniel Serra, da associação Pro.Var, diz que, apesar do empresário comprar alguns produtos isentos de IVA, o imposto para o setor da restauração é de 13%. Uma forma de mitigar o desequilíbrio seria baixar o IVA da restauração para 6%.

A+ / A-

Os empresários do setor da restauração dizem não ter hipótese de refletir a isenção do IVA em vários produtos alimentares no preço final aos consumidores.

Em declarações à Renascença, Daniel Serra, presidente da associação Pro.Var defende que, apesar de haver alguns produtos que passaram a beneficiar do IVA zero no momento da compra, não compensa baixar o preço no produto final que se coloca à mesa dos clientes.

"O empresário pode ir ao supermercado, compra o produto sem o IVA, mas, depois, no restaurante, confeciona e entrega ao cliente a refeição. O IVA que está na fatura é de 13%, portanto, ele não entregou o IVA ao fornecedor, mas vai ter de entregá-lo ao Estado na totalidade. Portanto, não tem qualquer efeito para o consumidor", argumenta.

O presidente Pro.Var admite que a situação "pode gerar confusão nos consumidores finais", que poderão "ter uma ilusão e alguns empresários até podem ter, também, a ilusão de que realmente podem vender mais barato. Mas se o fizerem, é uma situação grave, porque vão ter de pagar um IVA mais alto no final do mês ou do trimestre".

Neste cenário, em que vários produtos que são matéria-prima do setor da restauração beneficiam da isenção do IVA, Daniel Serra alega que a descida do IVA da restauração para os 6% seria uma "medida fundamental" para introduzir algum equilíbrio.

Daniel Serra alerta para a "perda do poder de compra" e para uma "redução nas idas aos restaurantes".

E a isenção do IVA em muitos produtos "poderá levar muitos consumidores a deixarem de ir aos restaurantes, optando por passar a fazer as suas refeições em casa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    19 abr, 2023 Leiria 14:28
    É obvio, não é ? Só para quem "bebe" o logro do iva taxa 0 poderia pensar outro coisa e como a literacia fiscal no n/ País é muito baixa, a propaganda "tem campo para correr", dado o facto de termos um governo mentiroso.

Destaques V+