Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ detém dois empresários suspeitos de burla de um milhão de euros

19 abr, 2023 - 18:55 • Lusa

Os suspeitos "fizeram acreditar que o reembolso estaria garantido por barras de materiais preciosos que nunca existiram, pelo que decorrido o prazo do investimento os lesados não conseguiram recuperar os valores do investimento".

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois empresários, de 57 e 58 anos, no Porto e em Lisboa, suspeitos da prática de crimes de burla qualificada de cerca de um milhão de euros, anunciou esta quarta-feira

As detenções resultam de uma investigação de um ano em que "foi possível recolher fortes indícios de que os dois suspeitos, proprietários de uma sociedade comercial cujo objeto consiste na promoção de leilões de bens móveis e imóveis, aliciaram os lesados a investir mais de cinco milhões de euros".

Fonte da PJ explicou à Lusa que os dois suspeitos "emitiram obrigações de valor nominal de 1.000 euros prometendo o seu reembolso em três anos, com retorno de 4,5% do investimento efetuado, que atingiriam os cinco milhões de euros".

Para convencer os lesados a investir naquelas ações, lê-se na nota de imprensa, os suspeitos "fizeram acreditar que o reembolso estaria garantido por barras de materiais preciosos que nunca existiram, pelo que decorrido o prazo do investimento os lesados não conseguiram recuperar os valores do investimento".

Com este procedimento, revela a PJ, os dois suspeitos "lograram apoderar-se indevidamente de valores investidos calculados em pelo menos um milhão de euros".

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para aplicação de medidas de coação tidas por adequadas a garantir os ulteriores trâmites processuais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+