Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcha pelos animais realiza-se hoje em Lisboa com a Constituição na mira

15 abr, 2023 - 09:44 • Lusa

Ativistas defendem a inclusão dos animais na revisão da Constituição da República.

A+ / A-

A marcha pelos direitos dos animais que se realiza habitualmente em Lisboa vai decorrer hoje, entre o Campo Pequeno e São Bento, com os ativistas a pretenderem incluir os animais na revisão da Constituição da República.

De acordo com Rita Silva, presidente da Animal, há uma petição em curso que conta com perto de 30.000 assinaturas, mas que não será entregue já no parlamento.

É o 20.º ano em que se realiza a marcha, que todos os anos tem uma componente genérica e uma campanha com um fim específico. "Este ano é a campanha ´Animais na Constituição´", referiu a presidente da associação.

A petição, acrescentou, pede "a inclusão inequívoca dos animais na Constituição da República".

"Esta petição ainda vai demorar, esta campanha ainda está para durar. Para entregar a petição não é agora a melhor altura, porque ainda vamos entrar num processo de revisão", acrescentou, indicando que o objetivo é que as posições dos partidos políticos possam agregar a defesa dos animais.

Durante a marcha, serão recolhidas assinaturas para este fim.

"É importante que as pessoas se juntem por boas razões e fazemos questão de deixar assente que trabalhamos em defesa dos direitos dos animais, mas toda a gente que trabalhe também em defesa dos direitos humanos é bem-vinda, porque para nós as duas coisas não podem se exclusivas", sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+