Tempo
|
A+ / A-

Seca meteorológica aumentou e intensificou no sul em março

11 abr, 2023 - 07:58 • Lusa

Conheça as conclusões do último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A+ / A-

A situação de seca meteorológica aumentou em Portugal continental durante o mês de março, piorando na região sul, segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A 31 de março, 48% do território encontrava-se em seca meteorológica, enquanto no último dia de fevereiro a percentagem era de 28%.

De acordo com o IPMA, verificou-se um aumento da intensidade da seca meteorológica na região sul, destacando-se os distritos de Setúbal e Beja e alguns locais do sotavento algarvio, que se encontram na classe de seca severa.

Por outro lado, verificou-se na região Norte e Centro uma diminuição das classes de chuva e alguns locais da região Nordeste já se encontravam na classe de seca fraca, no último dia do mês.

No final de março, 24% do território estava na classe normal, 23,7% em seca fraca, 15,5% em chuva fraca, 14,2% em seca moderada, 10,2% seca severa e 2,4% em chuva moderada.

O IPMA reforça que no final de março, os valores de percentagem de água no solo apresentavam uma diminuição significativa em todo o território, com exceção do litoral Norte onde se verificou um aumento nos distritos de Viana do Castelo, Braga e parte do distrito de Vila Real.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica que o mês de março classificou-se como quente e seco.

Os valores médios da temperatura média, da máxima e da mínima foram em março superiores ao normal.

No que diz respeito à precipitação, o IPMA adianta que o valor médio da quantidade de precipitação em março, 47,9 milímetros, corresponde a 78% do valor normal.

Durante o mês ocorreram valores de precipitação mais significativos na primeira quinzena do mês e em especial na região Litoral Norte e Centro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+