Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não passes cartão." PJ detém 15 suspeitos de burlas com crédito

11 abr, 2023 - 14:31 • Redação

Com entre 25 e 60 anos de idade, os detidos, todos portugueses, "faziam desta atividade ilícita modo de vida".

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve, esta terça-feira, 15 pessoas por suspeita de crimes de burla informática, burla qualificada e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a PJ indica que foi realizada hoje "uma operação policial para cumprimento de mandados de detenção e de buscas domiciliárias", num total de 36 buscas em inúmeras cidades de norte a sul de Portugal.

Os 15 detidos, todos de nacionalidade portuguesa e com entre 25 e 60 anos de idade, "faziam desta atividade ilícita modo de vida" e vão agora ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

"Os factos em investigação enquadram-se num esquema de branqueamento de carácter transnacional, que visa ocultar, converter e integrar na economia legítima importâncias provenientes de diversos tipos de burlas, sendo os lesados em regra cidadãos nacionais", indica a PJ em comunicado.

"Por meio de engano e erro consciente", as vítimas abriam mão de quantias transferidas "para contas de supostos fornecedores de bens/serviços ou intermediários de crédito, a que se sucediam outros movimentos financeiros que visavam criar uma cortina sobre aqueles que procediam à integração final na economia real, já em países terceiros", nomeadamente no Benim e na Lituânia.

"De igual modo, também para esses países eram remetidos os cartões de crédito e credenciais de movimentações de contas, operando posteriormente a organização a partir daí", é indicado no comunicado.

As buscas domiciliárias foram realizadas nos municípios de Porto, Gondomar, Ermesinde, Braga, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Paredes, Vila do Conde, Maia, Esposende, Barcelos, Viana do Castelo, São Mamede de Infesta, Águeda, Figueira da Foz, Ovar, Coimbra, Ílhavo, Alcobaça, Santarém, Murça, Reguengos de Monsaraz, Évora, Vila Viçosa, Castelo de Vide, Carnaxide, Montemor-o-Velho, Palmela, Setúbal, Covilhã, Cacém, Lisboa, Sintra, Olhão e Santa Cruz.

A operação envolveu investigadores, peritos e seguranças, 180 elementos da Polícia Judiciária, contando com a participação, além da Diretoria do Norte, também da Unidade Nacional Contra a Corrupção, Diretoria do Sul, Diretoria do Centro e Departamentos de Investigação Criminal de Madeira, Braga, Leiria, Setúbal, Guarda e Vila Real.

No decurso da operação policial foi apreendida documentação diversa, material informático e cartões bancários e de telecomunicações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+