A+ / A-

Covid-19

Máscaras deixam de ser obrigatórias em hospitais e lares

06 abr, 2023 - 16:10 • Diogo Camilo

Medida preventiva foi uma das primeiras a ser tomada pelo Governo para combater a pandemia da Covid-19. Centros de saúde, unidades de apoio a idosos e outros serviços de saúde também deixam de ter obrigatoriedade do uso de máscara.

A+ / A-

O uso de máscaras em hospitais, centros de saúde, lares e unidades de apoio a idosos deixa de ser obrigatório, anunciou esta quinta-feira o Conselho de Ministros.

No briefing, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou a aprovação do decreto-lei que determina o fim da medida preventiva que foi uma das primeiras a ser tomada pelo Governo no início da pandemia da Covid-19 em Portugal.

A governante referiu ainda que deixa também de ser obrigatório o uso de máscara nas estruturas residenciais, de acolhimento, ou serviços de apoio domiciliário a populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência. O mesmo acontece nas unidades da rede nacional de cuidados continuados, onde a obrigatoriedade do uso da máscara ainda existia.

Em comunicado, o Ministério da Saúde indica que o uso de máscara continua a ser "fortemente recomendado" para pessoas com covid-19 e a recomendação de uso de máscara para "pessoas mais vulneráveis, como pessoas com pessoas com doenças crónicas ou em situação de imunossupressão, com risco acrescido para COVID-19 grave" e adaptada à situação clínica individual.

A covid-19 provocou em Portugal mais de 26.000 mortes desde o início de 2020, tendo sido registados mais de 5,5 milhões de casos de infeção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    07 abr, 2023 Palmela 10:44
    Manter as pessoas acamadas nos hospitais de mascara e crime! Ainda nao me esqueci daquela enfermeira no hospital de setubal que me apertou a mascara no nariz!
  • Maria
    07 abr, 2023 Palmela 10:37
    Finalmente! Mas alguem vai ter de pagar por tudo o que nos fizeram!

Destaques V+