Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Algarve. Portugueses batem recorde de ocupação na Páscoa

05 abr, 2023 - 08:11 • Ana Fernandes Silva

Presidente da Associação de Turismo do Algarve revela que "a taxa de ocupação deste ano supera 2019 em 10%".

A+ / A-

São muitas as famílias que rumam ao Algarve na Páscoa: 90% dos hóteis na região sul do país estão ocupados no próximo fim de semana e, na maioria, por portugueses.

Em entrevista à Renascença, o presidente da Associação de Turismo do Algarve revela que "a taxa de ocupação deste ano supera 2019 em 10%".

João Fernandes avança, ainda, que "a afluência não se verifica apenas no fim de semana de Páscoa, mas também para todo o mês de abril". Vai ser um novo recorde para o turismo do Algarve, já que é esperada, na semana da Páscoa, "uma taxa de ocupação de 70%, o que corresponde, também a um crescimento comparando com 2019, aquele que foi o melhor ano em termos de procura".

Ainda que os indicadores sejam positivos até ao momento, o presidente da Associação de Turismo do Algarve admite que estão "otimistas, mas sempre cautelosos", tendo em conta a instabilidade social que se vive na Europa". O responsável teme que possíveis greves possam causar impactos negativos.

Os números podem surpreender quando olhamos para as dificuldades que têm sido relatadas dia após dia, com o aumento do custo de vida no país. Mas, a inflação não está a prejudicar o turismo nesta altura. Na análise de Renato Carmo, diretor do Observatório das Desigualdades, estes são indicadores da disparidade orçamental que existe entre as famílias portuguesas. O responsável revela à Renascença que, "em 2022, 37% das famílias não tinham capacidade para pagar uma semana de férias por ano fora de casa".

Renato Carmo alerta para as "diferentes realidades, que existem num país desigual". O dirigente sublinha que há "um conjunto muito alargado de famílias que vive com enormes dificuldades e, nos últimos meses, a realidade têm vindo a agravar-se devido à inflação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+