Tempo
|
A+ / A-

Ministério Público perde recurso do caso de Tancos

30 mar, 2023 - 08:38 • Olímpia Mairos

Processo baixa à primeira instância, desta vez sem recurso a metadados.

A+ / A-

O Ministério Público perdeu o recurso do processo do assalto aos paióis de Tancos, num acórdão do Tribunal da Relação de Évora.

Os procuradores tinham pedido a nulidade do acórdão da relação de 28 de fevereiro, mas os Juízes desembargadores não deram razão aos procuradores, mantendo a ordem para que a decisão do tribunal de Santarém seja repetida, excluindo as provas obtidas através de metadados.

De acordo com a RTP, o coletivo considerou improcedentes diversos pontos processuais, incluindo a “nulidade decorrente de ausência e promoção de controlo do processo pelo Ministério Público” e a “ilegalidade da atribuição de competências à Polícia judiciária, para investigação de factos relacionados com o furto de material de guerra” que o Tribunal de Santarém tinha considerado em primeira instância.

Os juízes declararam também a nulidade da utilização de prova obtida através de metadados, que foram proibidos pelo Tribunal Constitucional em abril do ano passado.

O processo baixa agora à primeira instância, sem recurso a metadados, para que o tribunal se “pronuncie sobre a incompetência funcional e material do Juiz de Instrução Criminal e a violação do princípio constitucional do juiz natural”.

Os juízes de Santarém vão assim ter que fazer nova apreciação da prova e proferir um novo acórdão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+