Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro disponível para ir à Assembleia da República falar sobre ataque no Centro Ismaili

28 mar, 2023 - 23:38 • Lusa

José Luís Carneiro expressou a disponibilidade depois de André Ventura ter requerido a sua presença no parlamento e proposto um debate sobre política de imigração.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, manifestou esta terça-feira disponibilidade para ser ouvido no parlamento sobre o ataque hoje ocorrido no Centro Ismaili de Lisboa ou outras matérias de segurança se a Assembleia da República assim o entender.

José Luís Carneiro expressou a disponibilidade depois de André Ventura ter requerido a sua presença no parlamento e proposto ainda um debate sobre política de imigração.

O ministro falava aos jornalistas nas instalações do seu ministério, no final de uma reunião com o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, naquela que foi a segunda ronda negocial sobre a diretiva financeira que enquadra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que este ano tem uma dotação orçamental de 52,7 milhões de euros.

Foi à saída da reunião que José Luís Carneiro referiu que, "quando o parlamento assim o entender", estará pronto, assim como outros membros do Governo, a ir à Assembleia da República "explicar tudo o que tem a ver com a matéria de segurança".

O ministro salientou que tem sido sempre esse o seu timbre, recordando que "já foi várias vezes ao parlamento durante este ano", pelo que "também poderá falar sobre política de imigração" se essa for a vontade dos deputados.

Acerca das críticas do Chega à política de acolhimento e de verificação feita às pessoas que entram em Portugal, o ministro não quis antecipar qualquer resposta, observando apenas que, "quando tiver oportunidade no parlamento", falará "sobre esses temas com a profundidade e a abrangência necessárias".

Questionado sobre as eventuais motivações do refugiado afegão que matou duas mulheres no Centro Ismaili e feriu uma terceira pessoa, José Luís Carneiro disse ser necessário "aguardar pelas investigações", apelando à serenidade e lembrando que Portugal "é um país pacífico".

A este propósito, mencionou que os indicadores da criminalidade de 2022, comparados com 2019, registam uma diminuição de 7,8% na criminalidade grave e violenta, o que evidencia que Portugal "continua a ser um país pacífico".

Embora sem querer antecipar conclusões, tanto mais que decorrem investigações policiais, o ministro disse, porém, que "tudo leva a crer" que se "tratou de um ato isolado". Aproveitou ainda para depositar toda a confiança nas investigações da Polícia Judiciária (PJ), a qual está a apurar "os contornos" e as "eventuais motivações" do agressor.

José Luís Carneiro reiterou a sua solidariedade com a comunidade ismaelita, realçando a importância da mesma na cultura, na integração e desenvolvimento económico de Portugal.

O ministro elogiou ainda a pronta atuação das forças policiais e de segurança ao crime ocorrido no Centro Ismaili, comunidade que, disse, prestava apoio ao refugiado no que respeitava à sua integração e conhecimento da língua, bem aos filhos menores deste.

Duas mulheres foram hoje mortas no Centro Ismaili, em Lisboa, num ataque com uma arma branca por um refugiado afegão que foi detido e que está hospitalizado após sido baleado pela polícia.

O ataque - cuja motivação é ainda desconhecida - fez mais um ferido, e foi condenado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

O homicida agora detido é beneficiário, como refugiado, do estatuto de proteção internacional e não era alvo de "qualquer sinalização" pelas autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+