Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O que se sabe sobre o suspeito de matar duas pessoas no Centro Ismaelita?

28 mar, 2023 - 15:51 • Diogo Camilo

Pai de três filhos menores, o autor do ataque viu a mulher morrer num campo de refugiados na Grécia e estava em Portugal há quase dois anos com o estatuto de proteção internacional. Afegão sofreria de problemas psicológicos e estaria a aprender português com a comunidade.

A+ / A-

O suspeito do ataque que fez dois mortos e um ferido grave no Centro Ismaelita, em Lisboa, é um cidadão de nacionalidade afegã com três filhos menores, que sofria de problemas psicológicos e viu a sua mulher falecer num campo de refugiados na Grécia, há cerca de dois anos.

Em conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, adiantou que o suspeito tem filhos com nove, sete e quatro anos e que foi “recolocado em Portugal ao abrigo da cooperação europeia", beneficiando do estatuto de proteção internacional.

O autor do ataque tinha, segundo o MAI, uma “vida tranquila” e encontrava-se a aprender português no Centro Ismaelita, recebendo ainda apoio alimentar.

"Não havia quaisquer perspetivas de que o ataque viesse a acontecer, não havia qualquer sinalização que justificasse cuidados de segurança", adiantou o ministro.

À Renascença, o presidente da junta de freguesia de S. Domingos de Benfica, José da Câmara, refere que o refugiado afegão estava integrado na comunidade ismaelita, mas sofreria problemas psicológicos.

Em declarações à RTP, o familiar de uma das testemunhas do ataque, Nizam Mirzada, conta que o suspeito de 29 anos estava a participar numa aula de português, quando se dirigiu ao professor - que viria a ser o ferido grave.

Depois de colegas de turma o tentarem travar, o autor do ataque terá ameaçado cometer suicídio, colocando a faca “de grandes dimensões” que carregava junto ao próprio pescoço.

Abandonando a sala, atacou duas mulheres - as vítimas mortais - e tentou também atacar agentes da PSP que o tentaram imobilizar, tendo sido baleado numa perna.

O suspeito está agora internado no Hospital de São José, em Lisboa, onde foi submetido a uma cirurgia, mas não corre perigo de vida.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+