Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combate à inflação

Nutricionistas satisfeitos com cabaz alimentar de IVA zero

28 mar, 2023 - 11:34 • Redação

Para a nutricionista Alexandra Bento, o cabaz representa uma "mensagem importante" para os portugueses. "São produtos que devem estar à mesa de todos", sublinha.

A+ / A-

É "com satisfação" que a Ordem dos Nutriconistas olha para os 44 produtos alimentares com IVA Zero.

Laticínios, produtos hortícolas, leguminosas, cereais, carne e peixe, são alguns dos bens que integram o cabaz. Escolhas que representam "uma lista imensamente variada, que inclui um conjunto vasto de alimentos com características nutricionais muito interesantes", é a leitura da nutricionista Alexandra Bento, em entrevista à Renascença.

"O preço é uma das questões determinantes para nós acedermos aos bens alimentares e para fazermos boas escolhas", sublinha.

A escolha dos alimentos "transmite uma mensagem muito interessante, aos portugueses de que estes produtos alimentares são essenciais e devem estar à mesa de todos", refere a bastonária da Ordem dos Nutriconistas. Uma possibilidade em aberto para que os portugueses possam ter uma alimentação rica e variada, graças ao "conjunto vasto de alimentos que contém características nutricionais muito interesantes".

O Governo assinou um acordo com distribuição e produção que vai permitir a descida do IVA em 44 produtos alimentares essenciais. A lista, elaborada em conjunto com o Ministério da Saúde, deverá entrar em vigor 15 dias após a publicação da lei

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+