Tempo
|
A+ / A-

Caso EDP: Manuel Pinho e Ricardo Salgado sabem se vão a julgamento no dia 14 de abril

28 mar, 2023 - 17:15 • Lusa

A data foi comunicada no final do debate instrutório realizado esta terça-feira.

A+ / A-

O ex-ministro Manuel Pinho, a mulher, Alexandra Pinho, e Ricardo Salgado sabem no dia 14 de abril se vão a julgamento no âmbito do Caso EDP, após a juíza marcar hoje a data da leitura da decisão instrutória.

A juíza de instrução Gabriela Assunção definiu o anúncio da decisão de pronunciar ou não os três arguidos deste processo para julgamento para o dia 14 de abril, às 14h00, no Tribunal Central de Instrução Criminal.

A data foi comunicada no final do debate instrutório hoje realizado, no qual o Ministério Público (MP) e as defesas dos arguidos trocaram argumentos sobre os factos da acusação e os pontos dos requerimentos de abertura de instrução.

O antigo ministro da Economia (entre 2005 e 2009) Manuel Pinho foi acusado no Caso EDP de um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal.

Foram ainda acusados neste processo a mulher do ex-ministro, Alexandra Pinho, em concurso efetivo e coautoria material com o marido de um crime de branqueamento de capitais e outro de fraude fiscal, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, por um crime de corrupção ativa para ato ilícito, um crime de corrupção ativa e outro de branqueamento de capitais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+