Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ersar

Consumidor opta por água engarrafada em vez da torneira "por gosto e confiança"

23 mar, 2023 - 00:25 • José Carlos Silva com Redação

À Renascença, um administrador da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Residuos aponta também que a água da rede pública "tem um custo muito pequeno".

A+ / A-

O administrador da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Residuos (ERSAR), Miguel Nunes, considera que os consumidores optam por água engarrafada "por uma questão do gosto e da própria confiança", apesar da "qualidade mais do que adequada" da água da rede pública.

Portugal é o 35.º país do mundo com mais consumo de água engarrafada, mais de 50 litros "per capita" em 2021 segundo um estudo da ONU, apesar da boa qualidade da água de torneira no país.

À Renascença, Miguel Nunes aponta também que a água da rede pública "tem um custo muito pequeno".

Até porque a água da torneira "é segura e de excelência" e está entre as melhores das melhores na Europa.

"Tem indicadores de praticamente 99% de segurança da água", indica.

Miguel Nunes, lembra que a água da rede dispensa ser filtrada. Mesmo assim muitos lares terem optado por sistemas de filtragem, que até podem ser prejudiciais à saúde.

"Alguns desses filtros podem retirar alguns sais que não só não são prejudiciais, como até são benéficos para a saúde", explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+