A+ / A-

Dia Mundial da Água

Marcelo alerta para a crise da água e para o agravamento das situações de escassez

22 mar, 2023 - 09:25 • Olímpia Mairos

O chefe de Estado pede “ações concretas”, tendo em vista a gestão e uso eficiente do recurso hídrico, “reduzindo o desperdício e reforçando a sua circularidade e o recurso a origens alternativas”.

A+ / A-

O Presidente da República alerta, esta quarta-feira, para o agravamento das situações estruturais de escassez de água e destaca a necessidade de aumentar a consciencialização sobre o tema.

Na nota, divulgada no ‘site’ da Presidência da República, para assinalar o Dia Mundial da Água, Marcelo Rebelo de Sousa “realça a necessidade de aumentar a consciencialização sobre a crise global de água, para o agravamento de situações estruturais de escassez de água e para importância de acelerar a implementação dos Objetivos da Década para a Água”.

O Presidente pede “ações concretas, tendo em vista a sua gestão e uso eficiente, reduzindo o desperdício e reforçando a sua circularidade e o recurso a origens alternativas”.

Marcelo convoca também os Legisladores e o Executivo, o Poder Local, bem como todos os cidadãos, agentes económicos, comunidade científica, organizações da sociedade civil, administração pública, a “associarem-se ao compromisso de contribuírem para mais rapidamente alcançarmos, no nosso país, os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

“Este é um imperativo de todos, porque a água é um recurso vital, para o consumo humano, para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade, para produção de energia e todas as atividades económicas”, assinala.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+