Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MANIFESTAÇÃO

Professores e funcionários das escolas em marcha lenta em várias cidades do país

20 mar, 2023 - 07:39 • Redação

A "Missão Escola Pública" convocou uma marcha lenta para as 6h23 da tarde desta segunda-feira. Hora marcada alude ao tempo de congelamento de serviço dos professores.

A+ / A-

Professores e funcionários das escolas estão convocados para uma manifestação em marcha lenta esta segunda-feira. São esperadas concentrações em várias cidades do país, como Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Almeirim e Portimão.

A iniciativa parte do movimento "Missão Escola Pública", que junta docentes da escola pública, sem quaisquer ligações a sindicatos ou partidos. A organização estima que participem 500 a mil pessoas na manifestação.

A hora não foi escolhida ao acaso: a marcha lenta está marcada para as 18h23 - 6h23 da tarde -, visando representar os seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço que os professores viram ser congelado.

Em Lisboa está prevista uma concentração de docentes na Ponte do Pragal, nos acessos pedonais laterais da Ponte 25 de Abril. A partir daí, a marcha seguirá até ao monumento do Cristo Rei, em Almada.

No caso do Porto, os manifestantes prometem concentrar-se na Ponte da Arrábida, que faz a ligação entre a cidade e Vila Nova de Gaia.

Esta quarta-feira está prevista nova ronda de negociações entre os professores e o Ministério da Educação, nomeadamente para debater questões ligadas às quotas e vagas no acesso aos diferentes escalões da profissão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+