Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve do SEF provoca filas de duas horas e perda de voos no aeroporto de Faro

17 mar, 2023 - 18:20 • Lusa

Alguns passageiros perderam voos em dia de greve na função pública.

A+ / A-

A falta de funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), devido à greve da função pública, provocou filas de espera de duas horas no aeroporto de Faro e levou alguns passageiros a perderem voos, avança fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

"Devido à greve da função pública, registaram-se hoje, no controlo de fronteiras do Aeroporto Gago Coutinho, tempos de espera elevados, ultrapassando as duas horas no período da manhã. Esta situação causou, para além do incómodo para os passageiros atingidos, a perda de alguns voos. A situação está a melhorar, prevendo-se que assim continue", disse a empresa à agência Lusa.

Os passageiros mais afetados foram os que tinham como proveniência e destino o Reino Unido, cuja saída da União Europeia obriga agora a proceder ao controlo documental nas partidas e nas chegadas, ao contrário do que acontece com os destinos que integram o espaço comunitário Schengen, esclareceu a empresa gestora aeroportuária portuguesa.

A mesma fonte esclareceu que foram mobilizadas as equipas do aeroporto Gago Coutinho para prestar apoio aos passageiros e diminuir o desconforto causado pelos tempos de espera elevados, como o fornecimento de águas ou a assistência a passageiros com maiores dificuldades de locomoção.

"As equipas estão em contacto permanente com as autoridades competentes e companhias aéreas", referiu ainda a empresa, salientando que esta situação foi exclusiva de Faro e não se registou em mais nenhum aeroporto nacional.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a greve nacional na função pública provocou hoje de manhã demoras no controlo de fronteiras no aeroporto de Faro, que está a ser assegurado por serviços mínimos.

A fonte referiu que o controlo de fronteira está a funcionar com seis inspetores do SEF por turno em vez dos habituais nove e que o tempo de espera duplicou durante a manhã, altura em que chegaram mais voos do Reino Unido.

Segundo a fonte, a greve não causou perturbações nos controlos de fronteira de outros aeroportos nem em outros serviços do SEF.

No SEF, a paralisação teve, durante a manhã, até às 13h00, uma adesão de 70 inspetores, de um universo de 900, e de 106 funcionários do regime geral de carreiras, de um total de 600.

Os trabalhadores da administração pública estão hoje em greve nacional por aumentos salariais imediatos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+