A+ / A-

Costa garante que interesse da Lufthansa na TAP é bem-vindo

19 abr, 2023 - 18:51 • Lusa

Ao lado do primeiro-ministro português, o chanceler da Alemanha salienta que as duas empresas podem complementar-se em termos estratégicos.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, que a companhia de aviação alemã Lufthansa é bem-vinda ao futuro processo de privatização da TAP. O chanceler germânico defendeu que as duas empresas podem complementar-se em termos estratégicos.

Estas posições foram assumidas por António Costa e Olaf Scholz em conferência de imprensa, em São Bento, após uma reunião entre ambos de cerca de uma hora e depois de questionados sobre a possibilidade de a Lufthansa entrar no futuro processo de privatização da TAP.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, que esta quarta-feira também participa no jantar comemorativo dos 50 anos da fundação do PS na qualidade de dirigente do SPD (sociais-democratas germânicos), considerou que a estratégia das duas companhias aéreas "é complementar".

Olaf Scholz disse mesmo acreditar que, se não fosse a pandemia da Covid-19, a partir de março de 2020, "já poderiam existir factos consumados nesse domínio", numa alusão às negociações em que a Lufthansa esteve anteriormente envolvida.

Antes do chanceler alemão, o primeiro-ministro português referiu que, em breve, vai iniciar-se o processo de privatização da TAP.

"Nas pré-consultas ao mercado verificámos que há várias empresas que manifestaram interesse, entre elas a Lufthansa. Sabemos que o interesse da Lufthansa não é recente, já que antes da covid-19 tinha estado em negociações com o [então] acionista privado [da TAP] para tomar uma posição", observou.

António Costa frisou que o Estado Português "tem de assegurar um processo transparente" no processo de privatização, "onde todos partem em posição de igualdade".

"Mas, obviamente, a Lufthansa é muito bem-vinda, é uma grande companhia aérea. Tem uma estratégia de grande complementaridade relativamente ao hub da TAP. No entanto, todos estão no mesmo ponto na linha de partida", realçou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+