Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Profissionais da CP "correm riscos". Maquinistas fazem nova greve na sexta-feira

08 mar, 2023 - 23:43 • José Carlos Silva com Redação

A segurança só seria total, refere António Domingues do SMAQ, se não tivessem sido decretados serviços mínimos e se a greve fosse total. Contudo, a realidade é outra, e já levou à administração da CP as suas preocupações.

A+ / A-

O presidente do Sindicado dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro (SMAQ) admite à Renascença que os profissionais da CP "obviamente que correm riscos", perante incidentes como o que se registou na linha de Sintra, na semana passada.

António Domingues aponta, contudo, que, apesar dos riscos, os maquinistas não vão deixar de fazer greve, até porque "compete à empresa preservar a integridade física e a segurança da tripulação e dos utentes".

Na sexta-feira, os maquinistas avançam com nova greve de dez dias, mas apenas três vão ser abrangidos por serviços mínimos. O dia 10 de março deverá ser o único com uma verdadeira expressão destes serviços, à volta dos 30%, indica o SMAQ.

A segurança só seria total, refere António Domingues, se não tivessem sido decretados serviços mínimos e se a greve fosse total. Contudo, a realidade é outra, e já levou à administração da CP as suas preocupações.

"Sei que é uma situação delicada, mas devem encontrar-se todos os meios para que a segurança se mantenha. Percebemos que, a partir do momento que se decretam os serviços mínimos, a empresa não tem capacidade de regular o fluxo de passageiros", afirma.

O presidente do SMAQ garante que esta não é uma greve, pela greve" e que o sindicato já não realizava um protesto desta magnitude "há dez anos".

"Fazemos neste momento, porque há uma situação altamente penalizadora. Os indicadores económicos são todos positivos e, contudo, os salários continuam a perder poder real", lamenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+