Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. 11 mil soldados ucranianos concluem treino da UE até ao final de março

08 mar, 2023 - 17:30 • Lusa

Treino surge no âmbito da Missão de Apoio Militar da União Europeia, disse a ministra da Defesa Nacional que confirmou que três tanques Leopard 2 que Portugal cedeu já estão na Alemanha.

A+ / A-

Um total de 11.000 militares das Forças Armadas da Ucrânia conclui o treino no âmbito da Missão de Apoio Militar da União Europeia (UE) até ao final do mês de março, anunciou esta quarta-feira a ministra da Defesa Nacional.

No final de uma reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia (UE), organizada pela presidência sueca do Conselho da UE, Helena Carreiras anunciou quem até ao final de março, um total de 11.000 militares ucranianos terá concluído o treino nos quartéis-generais na Polónia e na Alemanha.

Até ao final do ano, acrescentou a ministra, um total de 30.000 militares das Forças Armadas da Ucrânia terá concluído a formação ao abrigo desta missão.

Bakhmut deve cair nos próximos dias, diz NATO

Ao final da manhã, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, que foi um dos convidados desta reunião ministerial da União Europeia anunciou que a cidade ucraniana de Bakhmut, onde estão concentrados há semanas os combates, deverá cair "nos próximos dias".


Há semanas que se esperava que as tropas russas ocupassem a cidade e até era esperado que o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, anunciasse a conquista de Bakhmut, o que não aconteceu.

Questionada sobre se as declarações do secretário-geral da NATO aumentavam a pressão para acelerar o pedido de munições de grande calibre feito por Kiev, a ministra da Defesa considerou que esses pedidos "eram já intensos".


"A pressão está aqui, sabemos que é preciso preparar uma contraofensiva, que é preciso agora apoiar a Ucrânia, o tempo é fundamental", completou a governante.

No início da semana, o oligarca russo Yevgeny Prigozhin, que comanda o Grupo Wagner, uma organização de mercenários com ligações ao Kremlin, anunciou que "toda a parte oeste da cidade" estava sob controlo russo e que o resto da cidade se seguiria.

Nas últimas semanas, as tropas ucranianas têm reforçado a presença nesta linha da frente e estão também a criar pontos de defesa nas cidades mais próximas, como Kramatorsk, Sloviansk ou Chasiv Yar.

Tanques Leopard vão para a Ucrânia até ao final de março

Durante a manhã, a governante com a pasta da Defesa anunciou que os três tanques Leopard 02 A6 que Portugal vai enviar para a Ucrânia já estavam na Alemanha, operacionais e prontos para seguir para o território ucraniano.

Estes três veículos de combate vão juntar-se aos 18 tanques alemães que seguirão para a Ucrânia até ao final do mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+