Tempo
|
A+ / A-

AR vai pedir auditorias à Infraestruturas de Portugal e ao custo das baixas médicas

08 mar, 2023 - 14:33 • Lusa

Parlamento pediu ainda ao Governo uma auditoria aos Institutos Públicos e Fundações e uma auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Ambiental.

A+ / A-

O parlamento vai pedir ao Governo uma auditoria sobre as despesas das Infraestruturas de Portugal, incluindo as Parceria Público-Privada (PPP), e uma outra ao Tribunal de Contas sobre o custo das baixas médicas.

A decisão foi tomada esta quarta-feira na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da Lei de Enquadramento Orçamental, que prevê que a Assembleia da República possa pedir quatro auditorias por ano.

Ficou definido que este ano, o parlamento irá pedir ao Governo uma auditoria aos Institutos Públicos e Fundações, uma proposta do Chega, e uma outra às despesas das Infraestruturas de Portugal (IP), incluindo as PPP, proposta dos socialistas.

Ao Tribunal de Contas (TdC) ficou acordado um pedido de auditoria ao Fundo Ambiental, uma proposta do PCP, e um outro ao custo das baixas médicas, uma proposta do PS.

A Assembleia da República determina em cada ano ao Governo duas auditorias e solicita ao Tribunal de Contas a auditoria de dois organismos do Sistema de Controlo Interno (SCI), ainda que em caso de necessidade, o parlamento poderá solicitar auditorias suplementares.

A Lei de Enquadramento Orçamental prevê que os resultados das auditorias são enviados ao parlamento no prazo de um ano, prorrogável até 18 meses, devendo o Governo responder em 60 dias às recomendações da Assembleia da República que incidirem sobre as auditorias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+