Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Saúde recebe autarcas de Santarém

07 mar, 2023 - 06:28 • Lusa

Em causa, o encerramento de serviços de saúde e a falta de profissionais, no hospital distrital.

A+ / A-

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reúne-se esta terça-feira com os autarcas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), sobre o funcionamento do Hospital Distrital de Santarém (HDS) e a falta de médicos de família na região.

Entre as questões que preocupam os autarcas dos oito concelhos do distrito de Santarém da área de abrangência do HDS encontra-se a necessidade de uma ambulância de emergência médica, como complemento à Viatura Médica de Emergência e Reanimação.

O encerramento de serviços, como ocorre ocasionalmente com as urgências de obstetrícia e de ortopedia, ou outras por falta de anestesistas, sobretudo ao fim de semana, é outro tema que preocupa os autarcas da região.

Em 9 de janeiro, o presidente da Câmara de Santarém, o social-democrata Ricardo Gonçalves, pediu ao ministro da Saúde para que “respeite os que são eleitos”, criticando a ausência de resposta ao pedido de marcação de uma reunião, feito em outubro de 2022.

Um mês depois, face à ausência de resposta, o autarca ameaçou ir para a porta do Ministério da Saúde, em Lisboa, já que, entretanto, tinha passado um mês desde que Manuel Pizarro disse que iria receber a CIMLT “o mais rapidamente” possível.

A reunião esteve inicialmente agendada para 16 de fevereiro, mas acabou por ser adiada para hoje, às 18h00, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+