Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Duque

Greve da CP. “Isto é uma imagem de um país do terceiro mundo”

02 mar, 2023 - 12:01 • Sérgio Costa , Maria Costa Lopes

João Duque diz que é preciso fazer “a contratação dos serviços alternativos, por via rodoviária” para acomodar as pessoas que têm direito à utilização do serviço.

A+ / A-
Greve dos comboios. “Isto é uma imagem de um país do terceiro mundo”

O economista João Duque comenta a “imagem impressionante” que fica destes quatro dias de greve da CP e da Infraestruturas de Portugal.

“Isto é uma imagem, de facto, de um país do terceiro mundo.”

O comentador da Renascença lembra as greves da ferroviária em novembro, janeiro e fevereiro, “temos greves todos os meses”. E pede aos sindicatos uma explicação mais clara dos “motivos desta greve”.

A justificação da pelos sindicatos tem que ver com um pedido de compensação financeira para evitar, ou pelo menos mitigar o efeito da inflação.

João Duque critica também o silêncio da empresa e dos seus administradores. Por um lado, considera que é importante justificar porque é que não se podem “acomodar os pedidos dos trabalhadores”.

Por outro lado, questiona porque é que não há a “contratualização de serviços rodoviários para acudir a necessidade das pessoas”

O comentador termina a dizer que esta greve, que é um direito dos trabalhadores, acaba por suprimir o “direito de quem compra um bilhete ou de quem compra um passe mensal”, prejudicando sobretudo os mais desfavorecidos que precisam deste transporte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    03 mar, 2023 Lisboa 16:21
    Portugal é um país do terceiro mundo, agradeçam ao pm

Destaques V+