Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ligação fluvial entre Seixal e Lisboa com perturbações em quase metade do mês de fevereiro

28 fev, 2023 - 12:38 • Lusa

Transtejo justifica constrangimentos com avarias inesperadas nos navios perturbações na gestão e manutenção da frota.

A+ / A-

O serviço de transporte fluvial que liga o Seixal a Lisboa registou perturbações em quase metade do mês de fevereiro, com a Transtejo a anunciar constrangimentos nas horas de ponta da manhã e da tarde.

Desde o início do ano que o transporte fluvial tem sofrido constrangimentos sucessivos na ligação entre Lisboa e a denominada Margem Sul (distrito de Setúbal), com especial incidência no serviço que liga a capital e os concelhos do Seixal e do Montijo.

Em fevereiro foram anunciadas perturbações no transporte que liga Lisboa e o Seixal com constrangimentos registados em 12 dias: 1, 2, 6, 13, 15, 16, 20, 22, 23, 24, 27 e 28.

Num dos dias, a empresa chegou a sugerir que os passageiros deste serviço usassem como alternativa de mobilidade Cacilhas e Barreiro, referindo que os títulos de transporte também eram válidos nestas ligações fluviais.

Questionada pela agência Lusa sobre as perturbações nas ligações entre o Seixal e a capital ao longo do mês de fevereiro, nomeadamente nas horas de ponta, a Transtejo explicou que resultam de avarias inesperadas nos navios ao serviço e de constrangimentos técnicos na gestão e manutenção da frota.

“A Transtejo tem vindo a desenvolver todos os esforços operacionais e diligências necessárias para restabelecer, tão rápido quanto possível, a normalidade e regularidade do serviço nas suas ligações fluviais”, referiu.

Segundo a empresa, as alterações de serviço imprevistas são comunicadas, logo que conhecidas, através das “Partidas em tempo real”, disponíveis na homepage do ‘site’ ttsl.pt, na ‘app’ TTSL (incluindo notificações personalizadas) e no sistema digital de informação.

A Transtejo assegura as ligações fluviais a Lisboa a partir de Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, enquanto a Soflusa liga o Barreiro ao Terreiro do Paço, em Lisboa.

As empresas têm uma administração comum.

Sobre o projeto de renovação da frota Transtejo, a empresa adiantou que a receção do navio Leader deverá ocorrer até ao final de abril e que até ao fim do ano os estaleiros deverão entregar mais três navios.

Na resposta enviada à Lusa, a transportadora explica ainda que a entrada ao serviço dos novos navios elétricos ocorrerá após a sua chegada e a formação das respetivas tripulações, não existindo ainda uma data definida.

A nova frota elétrica será servida por cinco postos de carregamento, localizados nos terminais fluviais do Seixal, Cais do Sodré, Montijo e Cacilhas, que deverão entrar em funcionamento no segundo semestre do ano. Até lá, “durante a fase de formação das tripulações, será utilizado um sistema de carregamento alternativo, na doca sita em Cacilhas”.

A 8 de fevereiro, o ministro do Ambiente, que tutela os transportes urbanos, reconheceu a existência de problemas na operação da Transtejo e da Soflusa, garantindo que o Governo “tudo está a fazer” para os resolver.

“Temos de reconhecer que existe um problema na operação da Transtejo e da Soflusa, empresas que asseguram as ligações fluviais entre Lisboa e o Montijo, Barreiro, Seixal e Almada. Ao dizer isto, o Governo está a reconhecer a existência de um problema que tem trabalhado para ultrapassar em três dimensões: de frota, de operação e de recursos humanos”, disse Duarte Cordeiro, numa comissão parlamentar.

Em novembro, o Governo perspetivava ter disponível a maior parte da frota elétrica de navios da Transtejo já durante o ano de 2023.

O secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, estimou então que os primeiros navios elétricos começariam a operar entre o fim de 2022 e o início de 2023, adiantando que as baterias e os postos de carregamento já estavam contratados.

Em setembro, a Transtejo tinha anunciado que a empreitada de construção e fornecimento de estações de carregamento da nova frota elétrica de navios da Transtejo tinha sido adjudicada por cerca de 14,4 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+