Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comboios

Fertagus prevê 25% da oferta habitual na terça e na quinta-feira

27 fev, 2023 - 11:20 • Lusa

Greve anunciada na IP leva a corte dos serviços da Fertagus que explora a linha ferroviária que liga Setúbal a Lisboa.

A+ / A-

O transporte ferroviário da Fertagus, que liga Setúbal e Lisboa, vai ter "fortes perturbações" na terça-feira e na quinta-feira, devido à greve da Infraestruturas de Portugal (IP), realizando-se apenas 25% do serviço, segundo a transportadora.

Numa nota publicada no seu "site", a Fertagus - que explora esta linha ferroviária, com passagem pela Ponte 25 de Abril, mediante o pagamento de uma taxa de utilização à IP - explica que os condicionamentos na circulação dos comboios vão registar-se entre as 00h00 e as 24h00 do dia 28 de fevereiro e do dia 2 de março.

A empresa adianta que, tendo sido acordados serviços mínimos na ordem dos 25%, tem previsto realizar apenas um quarto da oferta habitual.

A transportadora serve atualmente 14 estações, numa extensão com cerca de 54 quilómetros, e o seu serviço é responsável por perto de 85 mil deslocações diárias.


O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (Sinafe) anunciaram em 14 de fevereiro uma greve na IP para terça e quinta-feira.

Aumentos salariais impostos pela empresa na base da greve da IP

Em causa está, afirmam, o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP, já que as propostas dos sindicatos não foram consideradas pela comissão negociadora patronal: "A administração decidiu travar a fundo as negociações impondo aumentos salariais por ato de gestão".

Segundo os sindicatos, na mais recente reunião, a administração manteve a sua proposta apresentada na anterior reunião, "não havendo qualquer evolução, nem aproximação às revindicações".

Os trabalhadores farão greve "à prestação de todo e qualquer trabalho" em ambos os dias, "durante todo o seu período de trabalho".

Os sindicatos indicam que a greve é motivada pelo aumento dos valores salariais e do poder de compra, pela retoma da negociação coletiva, pela "não discriminação de trabalhadores" e pela contratação de pessoal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+