Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Ministro às aranhas”. PSD quer Costa a negociar com professores

26 fev, 2023 - 20:50 • Manuela Pires

“O ministro da Educação vem, um mês depois da greve, dizer que ainda não tem as contas feitas. Isto é verdadeiramente inacreditável”, acusa o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, em declarações à Renascença.

A+ / A-
​“Ministro às aranhas”. Hugo Soares quer Costa a negociar com professores
“Ministro às aranhas”. Hugo Soares quer Costa a negociar com professores

O PSD quer o primeiro-ministro, António Costa, a negociar com os sindicatos de professores, porque o ministro da Educação, João Costa, “anda às aranhas”.

Em declarações à Renascença, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, considera que o ministro da Educação tem revelado incapacidade para resolver o problema e devolver a tranquilidade às escolas portuguesas.

“O ministro da Educação está completamente às aranhas, sem saber o que fazer e era bom, já era tempo, que o Sr. primeiro-ministro tomasse as rédeas deste dossier e resolvesse o problema, porque no final do dia é a ele que compete chefiar o Governo, mas a verdade é que temos um primeiro-ministro cada vez com menos autoridade política”, afirma Hugo Soares.

O PSD considera mais um sinal da situação caótica em que está o Governo as declarações do ministro da Educação, admitindo que o executivo está a fazer contas para ver até onde pode ir na recuperação do tempo de serviço congelado dos professores.

Em declarações à Renascença, o secretário-geral do PSD diz que é uma “reivindicação justa” dos professores e que já devia ter sido resolvida.

“Eu acho isto verdadeiramente inenarrável. O Governo governa há sete anos, há sete anos que se conhece este problema dos professores, há mais de um mês que há instabilidade nas escolas portuguesas. Os pais não sabem quando levam os filhos às escolas elas vão estar abertas ou fechadas, por uma reivindicação justa dos professores. E o ministro da Educação vem hoje, um mês depois da greve, dizer que ainda não tem as contas feitas. Isto é verdadeiramente inacreditável e demonstra bem a situação caótica em que está o Governo de Portugal”, acusa Hugo Soares.

O líder do PSD, Luís Montenegro, já defendeu que o tempo de serviço dos professores deve ser contado, dentro do que for possível, tendo em conta as regras orçamentais.

A educação é uma das seis áreas em que o PSD já apresentou propostas alternativas, assim como a revisão constitucional, habitação ou imigração. A direção do partido vai explicar agora estas propostas aos militantes espalhados pelo país.

“O PSD, durante um mês, vai reunir-se em todos os distritos com os seus militantes para dar a conhecer as propostas alternativas que temos vindo a apresentar. A ideia é que os nossos militantes possam estar munidos da informação para poderem disseminá-la e poderem saber e ajudarem a difundir a mensagem de que o PSD é a alternativa a este Governo socialista”, sublinha Hugo Soares.

O primeiro encontro com militantes do PSD está marcado para esta segunda-feira, em Viseu, naquela que é a primeira sessão das jornadas “Construir a Alternativa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ex-professor
    26 fev, 2023 5 de out 21:13
    Podia estar resolvido, sim, não fossem vocês (PSD) terem roído a corda à 25º hora e retirado o apoio que tinham prometido dar, na votação na AR pela devolução integral do tempo de serviço, que o Rui Rio primeiro disse que sim, depois disse que não, e veio com desculpas de "semântica" quando percebeu a asneirada política e os votos que tinha acabado de perder...

Destaques V+