Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Professores em greve

Contestação dos serviços mínimos sem impacto nas escolas, diz Filinto Lima

28 fev, 2023 - 10:47 • André Rodrigues , Cristina Nascimento

Colégio arbitral decidiu avançar com a marcação de serviços mínimos para as greves parciais agendadas para 2 e 3 de março. No dia 2 são afetadas as escolas no norte do país, a 3 as do sul. No dia 4 de março, há manifestação em Lisboa.

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) Filinto Lima assegura que, apesar da contestação dos serviços mínimos, tal não terá efeitos nos dias de greve, 2 e 3 de março.

“Na próxima quinta e sexta-feira, de acordo com os serviços mínimos, os professores darão aulas aos seus alunos“, diz Filinto Lima à Renascença.

A Fenprof agendou greves parciais para esta quinta e sexta-feira. No dia 2 de março são afetadas as escolas do norte do país, no dia 3 as escolas do sul.

O colégio arbitral decidiu marcar serviços mínimos que passam por garantir pelo menos três horas de aulas em cada turma.

A Fenprof vai contestar esta marcação, mas esse passo processual não terá efeito para estas paralisações.

“Isto poderá criar jurisprudência até pensar, nesse caso concreto, mais no futuro do que no presente”, reconhece o presidente da ANDAEP.

Além das greves convocadas pela Fenprof para 2 e 3 de março, está em vigor também até dia 10 de março a greve por tempo indeterminado convocada pelo STOP.

Para este sábado estão também agendadas novas manifestações de professores, desta vez organizadas pela Fenprof, pela FNE e mais sete estruturas sindicais. Os professores em protesto, arrancam às 15h30 do Rossio, em Lisboa, e da Praça do Marquês, no Porto. As marchas serão em simultâneo e terão como destinos a Assembleia da República, para quem está em Lisboa, e os Aliados, para quem está no Porto.

Esta terça-feira termina o acampamento de protesto do STOP que começou no sábado junto ao Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+