Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​STOP mantém protestos nas escolas. 96% dos profissionais auscultados rejeitam propostas

23 fev, 2023 - 11:25 • Cristina Nascimento

Sindicatos de professores voltam a reunir-se com a equipa do Ministério da Educação esta quinta-feira. Para sábado, 25 de fevereiro, está marcada nova manifestação de docentes e não docentes, em Lisboa.

A+ / A-

O coordenador do Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (STOP), André Pestana, assegura que vão continuar com os protestos e greves. Pestana explica que auscultaram os profissionais que representam e a esmagadora maioria rejeita as propostas que o Ministério da Educação tem colocado em cima da mesa das negociações.

“São milhares e milhares de profissionais que participaram e a rejeição da proposta que está em cima da mesa neste momento é acima de 96%”, revelou.

Pestana entende, assim, que esta expressão “reforça que tudo o que o STOP tem dito, tem pertinência, ou seja, que infelizmente, apesar das grandes mobilizações que têm ocorrido nos últimos dois meses, o Ministério não está a ir ao encontro dessas aspirações”.

O líder sindical acrescenta que “até que a maioria dos profissionais de educação diga que está de acordo com a proposta do Ministério ou que diga perentoriamente que quer que nós interrompamos esta greve, obviamente iremos continuar a lançar pré-avisos de greve”.

O STOP tem greves agendadas até 10 de março. Já a Fenprof tem dois dias de greves marcados: 2 março nas escolas a norte e 3 de março nas escolas a sul.

André Pestana prestou declarações aos jornalistas antes de entrar para nova ronda negocial no Ministério da Educação. O encontro será liderado pelo secretário de Estado António Leite, dado que o ministro João Costa está na reunião do Conselho de Ministros.

Este novo encontro decorre de forma mais silenciosa, dado que, ao contrário do que tem sido habitual, desta vez não há manifestação de professores no exterior do edifício, na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

No entanto, é certo que as vozes dos professores e outros profissionais do setor vão voltar a ouvir-se no sábado diz 25 de fevereiro. Nessa data realiza-se nova marcha pela Educação, marcada pelo STOP. O protesto vai percorrer as ruas de Lisboa, desde o Palácio da Justiça até à Assembleia da República.

Finda essa marcha, os dirigentes do STOP vão manter-se em protesto durante três dias, junto ao Parlamento, naquilo que, asseguram, será “uma vigília de protesto permanente”.

Acordo “muito difícil”

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, entrou para a reunião considerando que um acordo, neste momento, é “muito difícil”.

“Tendo em conta o que aconteceu na última reunião, há ainda pontos de fratura muito fortes”, disse.

Mário Nogueira explicou que, embora "os concursos sejam uma matéria muito importante para os professores, mas seguramente cerca de metade dos professores já não concorre".

"Metade dos professores está é ansioso por recuperar o tempo de serviço que perdeu para poder chegar ao topo da carreira e para poder ter uma aposentação minimamente significativa", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+