Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve "é opção em cima da mesa" no Hospital Prisional de Caxias

22 fev, 2023 - 23:00 • João Malheiro

O SIM diz que o Governo nada fezo desde os alertas iniciais a janeiro de 2019 e a situação, nos últimos meses tem piorado.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) admite que greve no Hospital de Caxias "é opção em cima da mesa", depois de esta quarta-feira ter decorrido uma reunião com o secretário de Estado da Justiça.

À Renascença, o secretário-geral do SIM aponta para uma situação "gravíssima" no sistema de saúde prisional, ao qual o Governo não tem dado resposta.

Segundo Jorge Roque da Cunha, o governante "aparentemente demonstrou abertura para que os médicos tenham uma carreira semelhante à que existe no SNS".

No entanto, não há razão "para estar seguro, porque palavras são muitas".

"A greve é a última das últimas armas de pressão e alerta, mas, naturalmente, é opção em cima da mesa. Há quatros anos que avisamos, sem qualquer tipo de resposta", aponta.

O SIM diz que o Governo nada fezo desde os alertas iniciais a janeiro de 2019 e a situação, nos últimos meses tem piorado.

Roque da Cunha refere "o aumento da pressão dos doentes psiquiátricos no sistema prisional" e a sobrelotação geral do sistema, "o aumento de doentes imputáveis que não têm resposta" em instituições dedicadas à saúde mental.

"E, por outro lado, dada a pressão, dado o excesso de trabalho, houve dois médicos psiquiatras que saíram. E, durante estes anos, não houve a contratação de qualquer médico. Não vamos lá com prestadores de serviço", indica, ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+