Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Depressão e massa de ar polar trazem chuva, frio e neve

22 fev, 2023 - 00:08 • José Carlos Silva

Portugal vai ser afetado por uma depressão, que na sua circulação trará ar polar do Norte da Europa e as temperaturas vão descer já a partir de quarta-feira.

A+ / A-

O Carnaval vai levar um bom tempo com ele. Vem aí frio, chuva e até neve nas terras altas nos próximos dias.

As temperaturas estão a cair e vai ser assim até domingo, dia 26 de fevereiro, diz à Renascença Patrícia Marques, do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para além de uma descida das temperaturas, a chuva vai estar de regresso sobretudo nas regiões do Norte e Centro, tudo acompanhado de uma massa de ar polar que vai influenciar o continente até ao fim de semana.

“Portugal vai ser afetado por uma depressão, que na sua circulação trará ar polar do Norte da Europa e as temperaturas vão descer já a partir de quarta-feira, a máxima e a mínima. A descida maior será na quinta-feira, dia 23, em que as mínimas terão uma mínima acentuada. Regressa a chuva e também regressa a neve, acima dos 800 metros de altitude nas serras do Norte e Centro, principalmente do Norte”.

No Interior, as temperaturas mínimas vão ser negativas, “a rondar os menos três a menos quatro graus”. Em Lisboa e no Algarve, a temperatura mínima será de 6 graus.

No sábado, dia 25, há uma ligeira recuperação e só Bragança e Guarda terão temperaturas mínimas.

“No domingo, há uma ligeira recuperação da temperatura máxima, com valores a rondar os 16 a 17 graus”, adianta Patrícia Marques.

Em declarações à Renascença, a meteorologista acrescenta ainda que já está em fase de dissipação a nuvem de poeiras provenientes do Norte de África.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+