Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Galamba desclassifica 101 documentos que considerou segredos de Estado

11 jul, 2023 - 10:50 • Olímpia Mairos

Novo despacho refere que o conteúdo não justifica o grau de classificação inicial, atribuído a título preventivo.

A+ / A-

O ministro João Galamba desclassificou 101 dos 105 documentos da Infraestruturas de Portugal (IP) que em abril de 2023 considerou como segredos de Estado.

De acordo com o Jornal Público, que acedeu ao despacho datado de 14 de junho de 2023, os 101 documentos foram reclassificados para o grau de “reservados”.

No despacho do ministro das Infra-Estruturas, citado pela publicação, João Galamba explica que o grau de “confidencial” foi atribuído a título preventivo, tendo-se constatado, após análise superveniente, que, à exceção de quatro desses documentos, o seu conteúdo “não justifica o grau de classificação inicial”.

Classificados como de segredos de Estado mantém-se, então, quatro documentos relativos ao plano de ação da IP para responder às recomendações do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), à investigação sobre a colisão de comboios na Estação de Soure e sobre gestão e segurança da empresa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+