Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismos na Turquia e Siria

Turquia termina buscas por sobreviventes dos sismos esta segunda-feira

19 fev, 2023 - 11:44 • Diogo Camilo

Autoridades anunciaram que sismos do passado dia 6 de fevereiro já fizeram mais de 46 mil vítimas mortais em Turquia e Síria. Buscas já foram dadas por terminadas na maioria das regiões turcas.

A+ / A-

Autoridades turcas vão dar por terminadas as buscas por sobreviventes dos sismos que abalaram o país na passada segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e provocaram mais de 40 mil mortos.

“O número de vítimas mortais dos terramotos subiu para 40.642 e os trabalhos de busca e salvamento para pessoas retidas nos escombros acabou na maioria das regiões”, anunciou em conferência de imprensa o líder da Agência Nacional de Desastres e Emergências, Yunis Sezer.

“Acreditamos que as operações de busca terminem na noite de amanhã”, acrescentou.

No total, o sismo de magnitude 7.8 e as suas mais de cinco mil réplicas provocaram a morte de mais de 46 mil pessoas, nas quais estão incluídas cerca de 5.800 vítimas na Síria.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 26 milhões de pessoas na Turquia e Síria necessitem de ajuda humanitária.

Este sábado, quase duas semanas depois dos sismos, operações de busca encontraram uma família de cinco nos escombros de um edifício em Antáquia, no sul da Turquia. Três pessoas, incluindo uma criança foram resgatados com vida.

O pai e a mãe sobreviveram, mas a criança morreu horas depois devido a desidratação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+