Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores em vigília à entrada do festival Correntes d'Escritas

15 fev, 2023 - 23:03

Docentes acusam o ministro da Educação de "incendiar" os profissionais da Educação.

A+ / A-
Foto: Maria João Costa/RR
Foto: Maria João Costa/RR

Centenas de docentes concentraram-se esta quarta-feira em vigília à porta do cine-teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, onde decorre o festival Correntes d'Escritas. Em declarações à Renascença, Isabel Pessoa, em representação do Sindicato STOP, lamenta a desvalorização do esforço dos professores

"Demos o nosso melhor. Nós seguramos as pontas todas durante a pandemia e a resposta que o Governo tem para nós é ignorar-nos completamente porque não há nenhuma reivindicação em cima da mesa. Isto é lamentável, é vergonhoso, é mesmo incendiar os profissionais da Educação", acusa Isabel Pessoa.

Esta é a reação dos docentes depois de, esta quarta-feira, o gabinete de João Costa ter dado a conhecer o parecer da Procuradoria-Geral da República que indica que a forma como esta greve tem sido realizada põe em causa a legalidade da paralisação e pode constituir uma “conduta abusiva", pois, apesar de o pré-aviso de greve ser lícito, a sua prática não pode ser efetuada nos termos apresentados pelo sindicato, devido à dissonância entre o pré-aviso e a forma como a greve tem sido executada.

Isto deve-se ao facto de o STOP ter apresentado o pré-aviso para dias inteiros de greve, o que corresponde a perda total de retribuição, mas, em nota publicada no seu site, informa que os professores de que poderiam realizar a greve apenas durante uma parte do dia, com menos custos pessoais. Em suma, se um pré-aviso indica que a greve é de 24 horas, um professor não poderá decidir quando é que vai parar.

E, por isso, o parecer da PGR justifica que “a decisão de efetuação de greve, em inobservância ao constante no aviso prévio, no que concerne à sua duração, afeta a legalidade do exercício do direito de greve na sua execução, fazendo incorrer os trabalhadores no regime de faltas injustificadas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sindico
    16 fev, 2023 5 de out 08:12
    O ministério está a pesca. Não conseguiu arranjar ilegalidade da greve, entao aparece com estas ninharias para assustar. Claro que não assusta ninguém e qualquer falta injustificada marcada segue de imediato para Tribunal. Quanto às Vigílias, façam-nas 16 h /dia à porta do ministério tipo piquete de greve. é a única vigília que interessa.

Destaques V+