Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve nos comboios. CP alarga previsão de perturbações até 21 de fevereiro

06 fev, 2023 - 17:36 • Lusa

Paralisação arranca na quarta-feira, dia 8.

A+ / A-

A CP informou hoje que o Tribunal Arbitral não decretou serviços mínimos para a greve de trabalhadores que começa na quarta-feira e que alargou as previsões de "fortes perturbações" na circulação até 21 de fevereiro.

"O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social não decretou serviços mínimos para este período de greves", lê-se num comunicado enviado pela CP - Comboios de Portugal, referindo-se à greve convocada por diversas organizações representativas dos trabalhadores, entre 8 e 21 de fevereiro.

Assim, a empresa prevê "fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 8 de fevereiro de 2023 e as 24h00 do dia 21 de fevereiro de 2023".

Na sexta-feira, a CP tinha alertado para "fortes perturbações na circulação, em todos os serviços, entre os dias 08 e 17 de fevereiro", por motivo de greves, "convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI)".

Na mesma altura, a empresa informou que a informação seria atualizada caso viessem a ser definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral.

"A CP lamenta os incómodos causados aos seus clientes e recomenda a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da Empresa, cp.pt ou Linha de Atendimento - 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional)", lê-se na nota hoje divulgada.

Os clientes que já tenham bilhetes para comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Interregional e Regional podem pedir o reembolso total, ou a revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

A Fectrans anunciou, no dia 25 de janeiro, que os trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP) vão estar em greve no dia 9 de fevereiro devido à falta de resposta às propostas de valorização salarial.

Em causa está a falta de resposta das duas empresas às propostas de valorização salarial.

Para os sindicatos, as propostas entregues "ficam muito aquém" dos valores necessários para que seja reposto o poder de compra dos trabalhadores.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rafael machado
    08 fev, 2023 agualvacacem 11:25
    acho vergonhoso estas situações desagraveis por ser este pais só agora decidem fazerem greve para prejudicar as pessoas eu todos os dias preciso de ir para curso em Ranholas onde não combóis eu vivo no cacem Agualva isto e triste para sociedade decidem fazer melhor figuras mais tristes .

Destaques V+