Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Abusos sexuais "transversais a toda a sociedade". Governo vai reunir-se com Comissão Independente

14 fev, 2023 - 17:26 • Redação

Primeiro-ministro anuncia encontro com equipa que recolheu denúncias de abusos na Igreja Católica nas últimas décadas.

A+ / A-

O Primeiro-ministro anunciou esta terça-feira reuniões do Governo com a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica.

António Costa considera que a questão dos abusos é “chocante” e acredita que este fenómeno é transversal a vários setores da sociedade.

“Acho que é um problema que choca toda a sociedade, que nos perturba a todos, sobretudo porque não sinaliza só abusos sobre crianças no espaço da Igreja, mas de ser uma realidade mais transversal à sociedade”, declarou à margem de uma aula na Universidade Católica do Porto.

De acordo com Costa, a ministra da Justiça e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social vão reunir-se com a Comissão Independente, que na segunda-feira divulgou o relatório final sobre os abusos na Igreja Católica em Portugal.

“Há um conjunto de lições a retirar também para outros domínios, porque seguramente aquela realidade não aconteceu só naquele contexto específico”, afirma o chefe do Governo.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica recebeu 512 testemunhos validados relativos a 4.815 vítimas desde que iniciou funções em janeiro de 2022, anunciou o seu coordenador, Pedro Strecht, ao apresentar o relatório na segunda-feira.

Os casos de abusos sexuais revelados ao longo de 2022 abalaram a Igreja e a própria sociedade portuguesa, à imagem do que tinha ocorrido com iniciativas similares em outros países, com alegados casos de encobrimento pela hierarquia religiosa a motivarem pedidos de desculpa, num ano em que a Igreja se vê agora envolvida também em controvérsia, com a organização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa

Esta comissão enviou para o Ministério Público 25 casos de entre os 512 testemunhos validados recebidos ao longo do ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+