Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imigrantes

PS responde a Moedas: "Não sacuda a água do capote e governe Lisboa"

09 fev, 2023 - 17:03 • Manuela Pires com redação

Líder parlamentar do PS não gostou das afirmações do autarca de Lisboa na entrevista à Renascença. Moedas defendeu a necessidade de “contingentes de imigrantes” para melhorar as condições de vida de quem vem trabalhar para Portugal.

A+ / A-

O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, aconselha o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a fazer o seu trabalho e a não sacudir a água do capote quando vem defender que os imigrantes só devem vir com contrato de trabalho.

Questionado pelos jornalistas na Assembleia da República, nesta quinta-feira, Eurico Brilhante Dias lembrou que os contingentes estiveram suspensos na altura em que Carlos Moedas integrava o Governo de Pedro Passos Coelho.

“Fala de contingentes, quando os contingentes estiveram suspensos durante muitos anos, por decisão, também, do Governo de que fez parte”, afirmou Brilhante Dias, que acusou Carlos Moedas de “um profundo desconhecimento sobre o processo de emissão de vistos, em particular, de autorizações de residência”.

Em entrevista à Renascença e ao jornal Público, Carlos Moedas disse que “temos que estabelecer contingentes daquilo que precisamos”, pois “precisamos de mais pessoas”, mas “essas pessoas têm que chegar com dignidade.”

Na entrevista ao programa Hora da Verdade, Carlos Moedas lamentou que tenhamos, neste momento, “pessoas a chegarem a Portugal sem promessa de trabalho”, e criticou o “novo visto que não faz sentido nenhum” pois “é um visto para as pessoas chegarem e procurarem trabalho”.

Para Eurico Brilhante Dias, “o presidente da câmara de Lisboa tem de se concentrar nas suas funções, nas suas atribuições” e assumir as suas responsabilidades.

“Não sacuda a água do capote e, acima de tudo, cuide dos lisboetas, que é essa a sua principal tarefa”, acrescentou o líder parlamentar do PS.

Na entrevista, Carlos Moedas defendeu que os imigrantes “não podem vir para o nosso país sem terem um trabalho” nem “condições nenhumas”.

A situação atual tem levado a que cada vez mais estrangeiros cheguem ao país sem trabalho nem alojamento. “Temos pessoas que têm um arrendamento de uma casa e depois subarrendam a casa a 20 ou 30 pessoas”, lamentou Carlos Moedas que considerou este cenário “escandaloso”, pelo que defendeu “uma política que acompanhe os imigrantes.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+