Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Professores em luta

Pandemia e greves. Alunos poderão ter corte de 5% no salário futuro

08 fev, 2023 - 07:00 • Cristina Nascimento

Contas avançadas à Renascença por especialista em economia do trabalho. Tendo por base estudos internacionais e literatura científica, Hugo Vilares concluiu que os alunos podem vir a ser prejudicados quando já estiverem no mercado de trabalho.

A+ / A-

Os atuais alunos da escola pública podem vir a ter, no futuro, uma redução salarial na ordem dos 5%. A estimativa é feita pelo especialista em economia do trabalho Hugo Vilares, em declarações à Renascença.

Este professor da Faculdade de Economia do Porto fez as contas aos efeitos de dois anos de pandemia, falta de professores e ao impacto de um ano letivo que tem sido marcado por sucessivas greves. Segundo este especialista, desde o início deste ano letivo já se cumpriram mais de 40 dias de paralisações.

“A grande literatura que existe sobre o valor de um ano de educação estima que o salário das crianças aumenta entre 8% e 10% por mais um ano de educação. Contando que 20% a 25% [deste ano letivo] foi à vida, estamos a falar de 4% a 5% facilmente”, explica Hugo Vilares à Renascença.

Questionado sobre se esta perda não pode ser recuperável, o professor universitário diz que “é difícil” e que, para tal, seria “preciso haver um programa próprio”, mostrando-se pouco confiante na existência desse programa.

“Falou-se em programas de recuperação de aprendizagem na sequência da pandemia, só que, passado um ano, estamos neste problema outra vez, estamos aqui a gerar uma pandemia de greves”, lamenta.

Problema afeta mais alunos sem condições de recuperar

Hugo Vilares assegura que “estamos a falar de um problema sério” que atingirá sobretudo os mais frágeis.

“Uma criança com seis anos que entrou na escola em 2020 já leva disrupções sérias no seu processo de aprendizagem de dois, três anos e isso tem impactos muito significativos que afeta acima de tudo aquelas crianças que não têm condições de tentar recuperar desta disrupção: não têm condições para ter explicações, não têm apoio em casa que vá trabalhando com as crianças aquilo que falta na escola”, refere.

Mas não serão só os alunos de hoje, profissionais de amanhã que são prejudicados, é o país, no seu todo, refere o especialista, lembrando que “normalmente os salários representam 40% a 50% do Produto Interno Bruto”.

“Estamos a atravessar um momento muito difícil em que o investimento que estamos a fazer não tem a qualidade que deveria ter por problemas a que as crianças não deviam estar expostas. Há problemas que não podemos evitar, como a pandemia, mas este [as greves] provavelmente podia ser minorado ou evitado”, remata.

A Renascença procurou saber junto do Ministério da Educação quais os dados exatos sobre o impacto das greves nas escolas, desde o início do ano letivo, nomeadamente quantas escolas fecharam e quantas aulas ficaram por dar, mas não esses números não foram revelados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    08 fev, 2023 Palmela 11:03
    Este hugo vilares esta feito com o costa!

Destaques V+