Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

em Fronteira e em Penalva do Castelo

Mosteiro e campo de batalha são os dois novos monumentos nacionais

07 fev, 2023 - 19:36 • Diogo Camilo

O Terreiro da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira, e o Mosteiro de Santo Sepulcro, em Penalva do Castelo, foram classificados sítios de interesse nacional.

A+ / A-

Portugal tem dois novos monumentos nacionais, a partir desta terça-feira, com a publicação em Diário da República dos decretos que classificam como sítios de interesse nacional o Terreiro da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira, e o Mosteiro de Santo Sepulcro, em Penalva do Castelo.

A classificação, que tinha sido aprovada em janeiro em Conselho de Ministros e pelo Presidente da República, foi agora oficializada. A mesma confere a estes locais a designação de "monumento nacional".

No caso do Mosteiro de Santo Sepulcro, trata-se de uma segunda nomeação, depois de ter sido classificado “monumento de interesse público” em 2023. O edifício, situado na freguesia de Trancozelos e no concelho de Viseu foi construído no século XII, tornando-se o primeiro na Península Ibérica.

“O mosteiro e a povoação cresceram durante algumas centúrias, até ao início do seu período de decadência, que culminou com a sua transformação em casa particular após a extinção das ordens religiosas”, refere o decreto do Governo.

Já o Terreiro da Batalha dos Atoleiros fica situado na herdade com o mesmo nome, no distrito de Portalegre, e foi palco de um confronto entre Portugal e Castela, no ano de 1384, após a crise de dinastia provocada pela morte de D. Fernando I, no ano anterior.

“O local identificado como Terreiro da Batalha dos Atoleiros constitui uma importante paisagem natural e histórico-cultural onde se conserva tanto a topografia original, ainda pouco alterada pelos usos agrícolas habituais na envolvência, como a memória material e simbólica do episódio bélico”, indica o decreto.

Segundo este, no local estão ainda vestígios romanos no local e a batalha representa um “acontecimento decisivo para o futuro e para a construção da identidade nacional”, considerado precursor da grande vitória que seria obtida em Aljubarrota, apenas quatro meses mais tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+