Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ investiga incêndio que fez dois mortos e 14 feridos na Mouraria

05 fev, 2023 - 09:31 • Redação com Lusa

Há 20 desalojados. Presidente da Junta admite que no edifício poderia estar a funcionar um alojamento local clandestino.

A+ / A-

Estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária as causas do incêndio que atingiu na última noite um prédio na Mouraria, no número 55 da Rua do Terreirinho, e que provocou dois mortos e 14 feridos, 4 deles crianças. 11 pessoas foram transportadas para o hospital e já tiveram, entretanto, alta.

As duas mortes e os feridos são todos de nacionalidade estrangeira, a maior parte do sul da Ásia.

"A PJ vai investigar, para perceber o que se passou exatamente, vamos ter de saber porque aconteceu mas neste momento temos de ajudar os que estão aqui e lamentar. Há pessoas que não vão poder voltar a casa esta noite, mas vamos ajudar todos e toda a gente vai ter onde dormir", disse o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, no local do incidente.

O incêndio provocou pelo menos 20 desalojados, segundo as primeiras informações da proteção civil municipal.

"Até ao momento seis indicaram necessitar de alojamento de emergência", disse à Lusa Margarida Castro, diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Lisboa,

O presidente da junta de freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho admitiu, na noite de sábado, que no edifício poderia estar a funcionar um alojamento local.

"Ainda não há um relatório concreto de quantas pessoas moravam no prédio, ainda iremos averiguar. Se funcionava como alojamento local era clandestino e há aqui muito alojamento local clandestino, posso dizer que há", disse Miguel Coelho, em declarações aos jornalistas.

Todas as 11 pessoas que foram transportadas para o hospital já tiveram alta. Cinco delas estavam no hospital de S. José, tendo sido assistidas por inalação de fumos.

Outras quatro, dois adultos e duas crianças, foram transportadas para o Hospital de Santa Maria. "Precisavam de receber oxigénio, mas não inspiravam cuidados", afirmou fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Segundo fonte do Centro Hospitalar de Lisboa Central, as duas crianças que foram para o D. Estefânia também tiveram alta.

Notícia atualizada às 14h10, com informação da alta dos 11 feridos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    05 fev, 2023 Lisboa 19:26
    Digam lá aquela sra por que não há casas para a arrendar em Lisboa, ela que leia esta notícia, mais, os ricos estrangeiros de QQ nacionalidade estão a comprar casas e arrendar aos seus compatriotas, mas que grande negocio, Lisboa e Almada, 15 num apartamento
  • Lagoas da silva
    05 fev, 2023 Lisboa 15:02
    O que se passa em Lisboa e sobretudo na Mouraria é uma vergonha. Claro que connosco aconteceu o mesmo nos anos sessenta, mas viver como se vive naquele bairro devia envergonhar as autoridades. Na rua do Bem Formoso, rua daquele bairro falam se 103 línguas Tenham vergonha!!! Lagoas da Silva

Destaques V+