Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agressões a imigrante em Olhão são "inaceitáveis" e devem ser "punidas"

04 fev, 2023 - 18:03 • Lusa

O ministro da Administração Interna revelou que a PSP detetou "outras circunstâncias equivalentes" de agressões a imigrantes no Algarve.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna disse este sábado que as agressões cometidas contra um imigrante nepalês, em Olhão, no Algarve, são "comportamentos inaceitáveis" que têm de ser "exemplarmente punidos", adiantando que alguns suspeitos já foram identificados.

"Temos já identificados alguns suspeitos, outros poderão vir a ser identificados nas próximas horas, nos próximos dias, e é muito provável que durante a próxima semana haja informação pública rigorosa sobre aquilo que foi um comportamento inadmissível, inaceitável", afirmou José Luís Carneiro em declarações aos jornalistas em Macedo de Cavaleiros.

Em causa estão as agressões cometidas por um grupo de jovens contra um homem, a 25 de janeiro, que se tornaram públicas após a partilha de um vídeo nas redes sociais, onde o imigrante surge caído no chão, em posição defensiva, a tentar proteger-se de pontapés, murros e pauladas desferidos pelos agressores, cujos rostos não são bem visíveis, por estarem com capuzes.

Segundo o governante, foi identificado "um núcleo de pessoas que estavam nesse grupo que agrediu de forma bárbara" o cidadão, sendo que a PSP está a realizar diligências em conjunto com o Ministério Público para reunir informação que permita responsabilizar os autores da agressão.

"São comportamentos inaceitáveis e que têm de ser exemplarmente punidos", defendeu José Luís Carneiro, estimando que nos próximos dias haja "informação pública que permitirá apresentar os responsáveis sobre os quais impedem provas, indícios bastante sólidos, que permitirá responsabilizar aqueles que atuaram desta forma".

O ministro da Administração Interna adiantou, ainda, que a PSP detetou "outras circunstâncias equivalentes àquelas que se verificaram com este jovem", notando que as investigações estão em "fase avançada".

Além das reiteradas agressões, o grupo também roubou a mochila da vítima, que não apresentou queixa, enquanto esta suplica para que parem de o agredir e lhe devolvam, pelo menos, os documentos que guardava na mochila, pode ver-se no vídeo.

Fonte da PSP disse à Lusa ter tem curso uma investigação para saber quem foram os autores das agressões e do roubo, quem publicou o vídeo nas redes sociais e as circunstâncias em que estas ocorreram.

A investigação está também a tentar determinar quantos elementos compunham o grupo e qual o envolvimento de cada um deles nos crimes cometidos.

ACM condena agressões

Em comunicado, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) fez saber este sábado que “condena veementemente a agressão bárbara, violenta e injustificável contra o cidadão imigrante”, que ocorreu no passado dia 25 de janeiro, no concelho algarvio de Olhão.

O ACM, através do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Algarve está a acompanhar a situação e, em estreita articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), ativou todos os meios para disponibilizar todo o apoio que for necessário a este cidadão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Oliveira
    04 fev, 2023 Edimburgo 18:42
    Que haja punição exemplar para estes selvagens que atacaram um pobre cidadao. Como emigrante, sinto vergonha de saber que o nosso próprio povo, que tanto emigrou e emigra para uma vida melhor, faz isto a pessoas que vêm para Portugal para fazer o mesmo que fazemos nos outros paisss (de bom e de mau), e que tanto precisamos para animar a economia e a mentalidade Portuguesas. “Alguns suspeitos ja terem sido identificados” nao chega, o que se quer sao “suspeitos detidos”, e com julgamento marcado rapidamente.

Destaques V+